domingo, 27 de abril de 2008

Mais uma dica

Nossa, quanto tempo sem atualizar...
Sou mesmo desligada para isso, às vezes eu vejo necessidade de escrever aqui toda hora e outras vezes não tenho a mínima vontade de escrever.
Mas agora, depois de tanto tempo tenho muita coisa a escrever e a dizer, mas vou tentar falar uma coisa a cada dia dessa semana:
Para hoje é só um relato de uma situação:

Todo mundo sabe que eu sempre uso exemplos da minha família para rechear as minhas aulas. Pois outro dia ouvi uma frase que muito me chamou atenção: " Tem gente que come até se empaturrar e depois passa mal." Logo, logo eu pensei: "Empaturrar? Não seria empanturrar?" Como essa frase partiu de alguém muito mais inteligente que eu, nem respondi nada. Hoje precisei usar essa palavra e tive até medo da pronúncia. Por isso, para evitar uma gafe de uma professora de português fui pesquisar a forma correta. O resultado resolvi compartilhá-lo com vocês:


Dica da July:

EMPATURRAR E EMPANTURRAR é um dos expemplos de FORMAS VARIANTES que, para quem não sabe, são formas duplas ou múltiplas, equivalentes. Não ferirá a língua culta aquele que usar uma ou outra. No entanto, o bom senso recomenda a estrutura mais corrente, evitando, dessa forma, que “os menos avisados” achem que uma gafe esteja sendo cometida. Conheçam outras delas:
abdome e abdômen / assobiar e assoviar/ assoprar e soprar /catorze e quatorze/catucar e cutucar/chipanzé e chimpanzé/parêntese e parêntesis/ percentagem e porcentagem. E muitos outros.

Ufa!!!! Confesso que achar essa resposta foi um alívio para mim. Acho que a essa altura do campeonato não conseguiria mudar o modo de falar essa palavra.

Por hoje é só e, se me der vontade, amanhã tem mais!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário