sábado, 23 de abril de 2011

A Páscoa no mundo

A Páscoa faz coisas surpreendentes, a prova disso tá aqui, posts dois dias seguidos.
Hj é bem simples, na verdade, não vou criar nada, nem comentar nada. Apenas falar de Páscoa e como ela é comemorada no mundo inteiro, no mais, boa páscoa a todos.


A Páscoa no mundo


A Páscoa é comemorada de diferentes formas ao redor do mundo. Os ovos de galinha cozidos ainda estão presentes em algumas culturas, como a búlgara e a americana. Já na Suécia, as crianças comemoram a data de forma bastante parecida com o Halloween dos EUA.

Bélgica e França: Os sinos não são tocados entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa por causa de uma lenda que diz que eles voam até Roma e quando voltam deixam cair ovos para todos. As crianças belgas produzem ninhos de palha, na esperança de que o coelho deixe muitos ovos.

Bulgária: Após a missa da Quinta-feira Santa, pintam-se ovos cozidos e fazem-se pães pascais, os "kolache" ou "kozunak". Os pães e os ovos são abençoados. Cada um da família pega um ovo e bate nos ovos dos outros; aquele que ficar com o ovo inteiro terá sorte durante o ano.

China: No mesmo período da Páscoa, os chineses comemoram o "Ching Ming". Nessa época, eles visitam os túmulos dos ancestrais e deixam oferendas para eles, como forma de satisfazê-los em relação aos seus descendentes.

Estados Unidos: Os pais americanos costumam esconder ovos cozidos, decorados com tintas, pela casa, para que seus filhos os encontrem. Algumas cidades fazem a "caça aos ovos" em praça pública.

Espanha: Assim como no Brasil, alguns espanhóis se reúnem no Sábado de Aleluia para malhar ou queimar o boneco que representa Judas. Apesar deste apóstolo ter traído Jesus, a igreja é contra o ritual.

Índia: Os hindus fazem o festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. Nesta época a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.

Rússia: A tradição dos ovos coloridos também é forte na Rússia. Mas lá, ao dar o ovo para outra pessoa, se diz "Kkristos Vosgrés" (Cristo ressuscitou). Já quem recebe o presente deve responder "Voistinu Vosgres" (Ressuscitou realmente).

Suécia: As crianças fantasiam-se de bruxas, na Quinta-feira Santa ou na véspera da Páscoa, e visitam seus vizinhos. Deixam cartões decorados para conseguirem doces ou dinheiro, como fazem os americanos no Halloween.

Fonte: www.abril.com.br

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tenham todos uma Páscoa de muitas ações!

Essa semana foi um tanto tensa pra mim, nem tive oportunidade de escrever aqui, mas tudo certo, ainda está em tempo.
Esta é a época mais doce do ano, o feriado mais gostoso, regado a torta capixaba e com chocolate de sobremesa, nem precisaria continuar o post depois disso. Ontem fui ao shopping e eu chocólatra que sou, não resisti, parece que o ovo da páscoa tem outro sabor, tenho muito chocolate aqui, difícil vai ser manter a dieta. Ai Jesus.
Estou preocupada com a greve dos professores, foi considerada ilegal, mas a categoria decidiu continuar parada, o que é um risco diante da ilegalidade, principalmente pra mim que estou no período probatório, já decidi encerrar a greve, mas não querem deixar, dizem que é inviável convocar os alunos para terem aula só comigo, vou resolver isso, nem que seja com o auxílio da justiça e nem que eu tenha que comprar briga com meus colegas de profissão.
Semana que vem é o casamento do príncipe da Inglaterra, não tenho nada com isso, não vai mudar minha vida, para mim é mais um evento para atrair os holofotes, mas tem gente até fazendo greve de fome para poder assistir ao casamento, creio que se eu morasse na Inglaterra, tentaria viajar no dia, estar bem longe, tenho muita coisa a fazer. E o Brasil com tantos problemas agora volta as atenções à cobertura do evento. O unico comentário que tenho a fazer é que ela correu atrás de um homem rico, se deu bem demais, e ninguém critica a atitude da princesa, mas todo mundo incrimina pessoas que tentam encontrar uma pessoa rica. Por que é permitido só pra ela? O Brasil tem muito a aprender com os países de primeiro mundo, afinal, num lugar onde uma pessoa atropela propositalmente alguém e não é punida, mas em contrapartida é condenada a multa altíssima por cortar galhos de árvores, realmente precisa de muitas lições e não será o casamento do príncipe que vai ensinar.
Mudando de assunto, mas voltando à Páscoa, gostaria de parafrasear o pos de páscoa do blog "Mestre das Resenhas" e deixar aqui algumas sugestões de livros e filmes para serem devorados neste feriadão.

Livros:

* O Mistério do coelho pensante (Clarice Lispector)
"Esta história só serve para criança que simpatiza com coelho", comenta Clarice Lispector logo nas primeiras linhas, como se fosse possível alguém não gostar desses pequenos roedores de cenoura. Ainda mais se ele for o Joãozinho, um coelhinho de pêlo branquinho muito especial que, com seu estilo caladão, surpreendeu a todos quando "cheirou" uma incrível idéia "tão boa quanto cenoura fresquinha.
A história deste livro é uma encantadora homenagem de Clarice Lispector a dois coelhos que pertenceram a Paulo e Pedro, seus filhos. Além de O mistério do coelho pensante, a Rocco relançou os seguintes títulos infantis da autora: A vida íntima de Laura, A mulher que matou os peixes, Quase de verdade. Brevemente, será lançado o quinto livro infantil, Como nasceram as estrelas, e estará completa a coleção com reedição de toda a obra.
(Resumo extraído do site :www.skoob.com.br )

* Páscoa no galinheiro: O ovo que queria ser ovo de páscoa (EDUARDO BAKR & LUCIA HIRATSUKA )

Mal acabara de ser posto, uma pergunta pairou no íntimo do Ovo: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Especulações à parte, ele tinha um sonho, um desejo: o Ovo de galinha sonhava em se tornar um ovo de Páscoa. Gigante, bonito, todo brilhante, vestido em papel colorido, amarrado com fita... levando alegria para uma criança, no domingo de Páscoa.
Quieto, no seu ninho de palha, o Ovo seguiu em seu devaneio. Foi na véspera da festa pascal, que o Ovo de galinha teve um encontro inesperado: ao lado dele estava o Ovo de Páscoa. E ali, encarando o seu sonho feito em chocolate, ele descobriu o seu valor, pois ele, o Ovo de galinha, soube que era o símbolo da vida, o milagre que rompera a casca, nas pernas bambas de um pintinho ainda assustado.
Ao mesmo tempo em que coloca as questões da gênese, Eduardo Bakr celebra em seu livro o fenômeno da vida, quando entrelaça o valor simbólico do ovo com a Festa da Páscoa. E o autor vai mais adiante quando nos leva a refletir sobre o que somos e o que queremos ser. As ilustrações de Lúcia Hiratsuka comungam com o texto ao re-criarem em imagens a atmosfera pura e ingênua que embalam o nascer. (resumo extraído do site:
http://www.submarino.com.br/)

*O Desfile de Páscoa (Richard Yates)
“Nenhuma das irmãs Grimes teria uma vida feliz e, olhando em retrospecto, sempre pareceu que o problema começou com o divórcio de seus pais.” Assim começa este magistral romance de Richard Yates, um dos maiores autores norte-americanos do século XX, que finalmente começa a ser redescoberto pelos leitores e pela crítica. Yates é autor de Foi apenas um sonho Rua da Revolução, uma história de crise conjugal adaptada ao cinema por Sam Mendes, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet nos papéis principais. Em O desfile de Páscoa, ele narra a história de Emily e Sarah, duas irmãs que buscam, cada uma de sua maneira, a felicidade. Sarah casa-se cedo e tem três filhos. Emily, marcada pela relação infeliz dos pais, busca a independência e a realização no trabalho. Mas a trajetória de ambas irá se cruzar mais de uma vez, com consequências dramáticas. (resumo extraído do site: (www.lojaabril.com.br)


Filmes

* ''Chocolate''.


Um romance, que apresenta a vida de diferentes moradores de um vilarejo no interior da França. Vidas que são mudadas com a chegada de Vianne, interpretada muito bem, por Juliette Binoche. O filme, traz como um dos personagens principais o ''chocolate'', doce irresistível. Tudo lembra o chocolate, desde a fotografia e figurinos até os cabelos dos personagens. Mais que isso, o chocolate representa os desejos ocultos, destes moradores, que se entregam as tentações e à felicidade. Johnny Depp, que interpreta Roux, está irresistível como o ''chocolate'', e é com a chegada de seu personagem, que Vianne também encontra a felicidade.
Interpretações maravilhosas de Judi Dench e Alfred Molina! Sem falar da trilha sonora, que tem a participação de Johnny Depp, que é ótima! (não sei o autor do resumo)


*Madeinusa

Magaly Solier é uma menina de 14 anos que vive no vilarejo de Manayaycuna, localizado em algum ponto remoto das montanhas da Cordilheira Branca peruana. Os habitantes desse povoado são conhecidos pelo fervor religioso e por um estranho ritual, celebrado tradicionalmente todos os anos. Para eles da Sexta-Feira Santa ao Domingo de Páscoa o pecado não existe, pois Deus está morto. Assim todas as pessoas do povoado podem fazer o que quiserem no decorrer desses dias, sem nenhum remorso ou culpa. Porém a chegada acidental do jovem geólogo Salvador (Carlos J. de la Torre) ao vilarejo, justamente na véspera da celebração, desperta a curiosidade de Madeinusa. ( resumo extraído do site: www.adorocinema.com.br)


No mais muitas felicidades a todos!!!! E as melhores sentimentos, sabores e sensações!!!!!