domingo, 29 de junho de 2008

Reforma ortográfica 2

A reforma ortográfica vem aí
(2ª parte)
by Sérgio Nogueira

As mudanças ortográficas devido à reforma só serão obrigatórias a partir de 2012.

Como a revisão já está valendo, é importante começarmos um processo de adaptação.Vamos saber o que muda e o que não muda.Hoje veremos mais algumas regras de acentuação gráfica que serão afetadas pela reforma.

3ª) Regra dos ditongos abertos “éu”, “éi” e “ói” (parcialmente abolida):
Como era? Acentuavam-se todas as palavras que apresentam ditongos abertos:ÉU: céu, réu, chapéu, troféus…ÉI: papéis, pastéis, anéis, idéia, assembléia…ÓI: dói, herói, eu apóio, esferóide…
Observações:a) Não se acentuam os ditongos fechados:EU: seu, ateu, judeu, europeu…EI: lei, alheio, feia…OI: boi, coisa, o apoio…b) No Brasil, colmeia e centopeia são pronunciados com o timbre aberto.
Que mudou? Perdem o acento agudo somente as palavras paroxítonas: ideia, epopeia, assembleia, jiboia, boia, eu apoio, ele apoia, esferoide, heroico…
Que não mudou? O acento agudo permanece nas palavras oxítonas: dói, mói, rói, herói, anéis, papéis, pastéis, céu, réu, troféu, chapéus…

4ª) Regra do acento diferencial (parcialmente abolida):

Como era? Recebiam acento gráfico:Ele pára (do verbo PARAR - só a 3ª. pessoa do singular do presente do indicativo);Eu pélo, tu pélas e ele péla (do verbo PELAR);O pêlo, os pêlos (substantivo = cabelo, penugem);A pêra (substantivo = fruta – só no singular);O pólo, os pólos (substantivos = jogo ou extremidade).

Como fica? Sem acento gráfico:Ele para (do verbo PARAR - 3ª. pessoa do singular do presente do indicativo);Eu pelo, tu pelas e ele pela (do verbo PELAR);O pelo, os pelos (substantivo = cabelo, penugem);A pera (substantivo = fruta);O polo, os polos (substantivos = jogo ou extremidade).

Que não mudou? a) PÔR (só o infinitivo do verbo): “Ele deve pôr em prática tudo que aprendeu”; POR (preposição): “Ele deve ir por este caminho”.b) PÔDE é a 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: “Ontem ele não pôde resolver o problema”; PODE é a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: “Agora ele não pode sair”.
Observação:Sugiro que acentuemos fôrma (“fôrma de pizza”), como orienta o dicionário Aurélio, a fim de diferenciar de forma (“forma física ideal”).